25 de ago. de 2011

Ipad | Plágio de Steve Jobs?

Agora que Steve Jobs decidiu renunciar, começaram as especulações: Estão dizendo por ai, ou melhor, a Samsung (Segundo o blog Foss Patents), que a "invenção" de Steve Jobs, o Ipad, foi uma cópia do protótipo exibido no filme de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968):

Ipad - Plágio de Steve Jobs

O filme de Stanley Kubrick ficou marcado por conter efeitos especiais, que, para aquela época, eram inimagináveis.

O motivo da Samsung "acusar" a Apple de ter copiado o modelo do filme 2001, se deve ao fato de a empresa de Steve Jobs querer exclusividade no design (patente), por alegar que o produto tenha sido invenção da compania.

Veja a cena em que o suposto Ipad aparece no filme "Krubiano":



Na verdade, todas as invenções não surgem por acaso. Ou seja, a pessoa se inspirou em alguma coisa existente para iniciar o seu pensamento sobre o assunto, certo? Seja um objeto, um mito, um paradoxo, um filme...

"Nada se cria, tudo se copia": A frase de Chacrinha está bem ilustrada no documentário Everything is a Remix do cineasta americano Kirby Ferguson, onde é citado exemplos de plágios de ritmos musicais ao longo da história.

Por outro lado, se isso for ratificado, poderemos dizer que a Motorola não inventou o celular, e sim que eles copiaram dos Jetsons?

0 comentários:

Postar um comentário